Novidade | Uma épica viagem na Arábia Saudita em mini-série documental (YouTube)

Caros(as) Seguidores(as) d’O MIGS,

Bem sei que 2020 está estranho para todos. Vivemos um momento inédito de confinamento à escala global e subitamente, num mundo de fronteiras abertas, as paredes de casa tornaram-se intransponíveis. Mas também aqui n’O MIGS os artigos andam muito diferentes daqueles a que vos acostumei.

Ainda não tinha partilhado neste espaço que em finais de Fevereiro e início de Março, num duelo de “última hora” com o famoso vírus Covid-19, estive por Roma e, ainda, no reino da Arábia Saudita (embora quem me segue por outras redes sociais, já tenha tido oportunidade de espreitar este destino misterioso).

“Parado” por casa, decidi dar asas à criatividade e desenvolver e adquirir conhecimentos em mais uma ou outra área. Porque não experimentar editar vídeos? Licenciado em comunicação social, sabia que tinha uma boa história para contar sobre a Arábia Saudita. Nada havia sido filmado com a intenção prévia de fazer esta mini-série documental, mas compilei os vídeos e o resultado final deste primeiro episódio é o que partilho hoje convosco.

Numa pequena contradição, justamente por ter alterado alguns aspectos na identidade deste projecto recentemente – a começar pelo nome – a narração do vídeo está em inglês, embora esteja devidamente legendado em português. A justificação tem sobretudo a ver com a plataforma YouTube, onde optei por disponibilizar este trabalho. A carga jornalística é mais evidente neste projecto, deixando de parte a clássica figura do Migs que acompanha os tradicionais relatos, aqui no blogue.

Pois bem, deixo-vos este primeiro episódio, onde começo a desvendar um país que apenas abriu as portas ao turismo no final de 2019. Este é um destino em construção. Já sabem como é importante deixar preconceitos de lado para poder tentar compreender as realidades do Médio Oriente.

Para ver o vídeo basta carregar na imagem abaixo.

Título: Saudi Arabia: A destination in the making (Arábia Saudita: Um destino em produção);

Ano: 2020;

Duração: 4 min. 54 seg.

Aguardarei os vossos comentários, na esperança de poder continuar a evoluir e melhorar, para trazer sempre melhor conteúdo. É por conteúdo de qualidade que tudo o que faço aqui n’O MIGS se rege. E vocês contribuem em larga escala para o resultado final. Obrigado!

M I G S

P.S. (29-08-2020): O segundo episódio já foi lançado. Clica AQUI para continuares a viajar pela Arábia Saudita. 

38 thoughts on “Novidade | Uma épica viagem na Arábia Saudita em mini-série documental (YouTube)

  1. Parabéns Migs!
    Um excelente video/documentário de excelente qualidade e com a componente cultural, histórica e de uma viagem como só tu o sabes contar.
    Adorei o video, e enquadra-se perfeitamente no teu conteúdo.
    Ficarei a aguardar mais 🙂
    Um abraço.

    Liked by 3 people

    1. Muito obrigado, Irina! Confesso que isto foi um passo arriscado porque não tinha experiência nenhuma nesta área, mas fiquei satisfeito com o produto final deste primeiro episódio. Não pretendo passar mensagens políticas, ideológicas ou religiosas. Pelo contrário, acho que a abertura da Arábia Saudita ao turismo pode abrir uma porta para um respeito maior pela cultura local, ao mesmo tempo que o país pode progredir para valores mais universais.
      Vou-me calar por agora, que já estou a desvendar muito dos episódios seguintes 😉

      Gostar

    1. Olá malta! Que bom ler isto vindo de vocês que estão mesmo ao lado da Arábia Saudita. Como já referi num outro comentário, pretendo desmistificar um pouco o país.
      Presumo que aí no Qatar se olhe com desconfiança para a Arábia Saudita, certo?
      Estes comentários estão a fazer-me elevar a fasquia para o segundo episódio 🙂 Grande abraço!

      Liked by 1 person

      1. É com o maior dos gostos que comentamos e elogiamos pelo óptimo trabalho. Na verdade, o Médio Oriente tem tanto para oferecer nos mais diversos domínios e que bom que é quando vemos algo que espelha a verdade tal como ela é. Aqui no Qatar, olha-se para a Arábia Saudita com respeito, pois as realidades são em muito semelhantes. Consideramos super interessante desmistificar algumas ideias em relação ao Médio Oriente, pois são realidades incrivelmente fascinantes! Ficamos a aguardar o segundo episódio 🙂

        Liked by 1 person

      2. Muito, muito obrigado! Tenho família no Qatar também e quando souberam da minha ida à Arábia Saudita não ouvi tanto entusiasmo da parte deles, como quando souberam que ia a Omã, à Jordânia, Líbano ou qualquer outro país da região, por isso é que vos perguntei também 🙂
        Concordo muito com o que dizem no final do vosso comentário! Grande abraço!

        Liked by 1 person

    1. Muito obrigado pela visita e pelo comentário! É um destino que vale realmente a pena visitar o quanto antes. Tenho algum receio que agora que se abriu ao turismo, se possa vir a tornar num gigantesco parque de diversões de europeus e americanos e com isso perder alguma da sua essência!
      Abraço!

      Liked by 1 person

  2. Parabéns Miguel!
    Gostei imenso do vídeo e não tenho qualquer dúvida que é um caminho que o Miguel deve explorar a fundo e continuar a produzir.
    Gostei do conteúdo, gostei muito dos ângulos de filmagem e de um certo olhar “minimalista” que transparece em muitos momentos. O intercalar de ritmos diferentes, sejam visuais sejam sonoros, contribuem também para um bom equilíbrio final.
    Estou certa que este caminho continuará e, quiçá….também revelando um dia algo especial deste nosso Portugal!

    Liked by 2 people

    1. Olá Dulce. Começo já por agradecer-lhe o comentário e as palavras de incentivo. A avaliar pelo feedback que tenho recebido, a fasquia para os episódios seguintes começa a ficar muito elevada 🙂 especialmente, tendo em conta a minha inexperiência neste campo do vídeo (mas vamos ao desafio)!
      A presença de Portugal é uma promessa minha, que acontecerá este ano. É um tipo de conteúdo que gostava que fosse melhor pensado antes de publicado, daí a demora.

      Liked by 1 person

      1. Ora essa, Miguel! De nada! É um prazer!
        É daqueles locais que me fascina e que espero um dia ir visitar. Ao mesmo tempo, como mencionas, sinto um pouco receio, tal como muitos milhares de pessoas, devido aos media, provavelmente.

        Continua! 🙂

        Abraço

        Liked by 1 person

  3. Uma ótima incursão neste universo particular e sempre muito atrativo da comunicação pela imagem, a complementar muito bem outros canais. A merecer acompanhamento atento e a correspondente subscrição (já efetuada). Parabéns!

    Liked by 2 people

    1. É tão importante perceber a vossa opinião, dos que me acompanham aqui neste “cantinho” online! É dos vossos comentários que retiro o mais importante para continuar a melhorar. Muito obrigado 🙂
      Ainda aí vem um terceiro episódio desta série!

      Liked by 1 person

    1. Muito obrigado, Nicole! Esta mini-série é o primeiro “produto” desta minha aprendizagem recente. Ainda há muito para melhorar, mas estou muito contente com o resultado 🙂
      O segundo episódio já está disponível também, aqui no blog e no canal de YouTube. Agradeço muito o feedback! O terceiro vídeo já vem a caminho também 😉

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s